Seguidores

TV

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Nokia e Microsoft se unem para desafiar Google e Apple

As gigantes de tecnologia Nokia e Microsoft anunciaram uma aliança para enfrentar Google e Apple na guerra pelos usuários de celulares que navegam na internet. Com isso, a Nokia praticamente desiste de um sistema operacional próprio para adotar o Windows Phone 7, desenvolvido pela Microsoft. Com a aliança, a Nokia espera recuperar participação de mercado que recuou de 36,6% das vendas de aparelhos em 2009, para 27,1% no final de 2010.
Acesse o link


VAGUINALDO MARINHEIRO
DE LONDRES

As gigantes Nokia e Microsoft resolveram se unir para enfrentar Google e Apple na guerra pelos usuários de smartphones (celulares que navegam na internet).
Com isso, a Nokia praticamente desiste de um sistema operacional próprio para adotar o Windows Phone 7, desenvolvido pela Microsoft.
O anúncio, feito ontem em Londres pelos presidentes das duas companhias, Steve Ballmer (Microsoft) e Stephen Elop (Nokia), foi visto por analistas como uma tentativa quase desesperada da Nokia de se manter líder no mercado de celulares.
A empresa detinha 36,6% das vendas de aparelhos em 2009, participação que caiu para 27,1% no final de 2010.
Luke MacGregor/Reuters
Executivo-chefe da Nokia Stephen Elop fala ao público ao lado do chefe do setor financeiro Timo Ihamuotila
Executivo-chefe da Nokia Stephen Elop fala ao público ao lado do chefe do setor financeiro Timo Ihamuotila
Ela tem enfrentado forte concorrência dos baratos produtos chineses (telefones comuns, que não acessam a internet) e também de smartphones como o iPhone.
"A Nokia está num momento crítico, no qual as mudanças são necessárias e inevitáveis", afirmou Elop, que deixou a Microsoft no ano passado para presidir a empresa finlandesa.
Como resultado da operação, alguns setores de desenvolvimento da Nokia serão reduzidos e haverá demissões. A empresa tem hoje 132 mil empregados.
A Microsoft, por sua vez, ainda lidera o mercado de desktops e laptops, mas precisa ampliar sua participação no mundo dos smartphones porque a previsão é que ainda neste ano haja mais acessos à web por celulares do que por computadores.
A empresa lançou o Windows Phone 7 em 2010, mas o produto não conseguiu conquistar muitos consumidores --tem só 2% do mercado.
A Nokia afirma que continuará a vender telefones com o Symbian, seu próprio sistema operacional, e a desenvolver o MeeGo, em parceria com a Intel. Mas afirma que dará prioridade total ao produto da Microsoft.


Católicos não podem se confessar pelo iPhone, diz Vaticano

O aplicativo "Roman Catholic", que ajuda o usuário a se confessar pelo iPhone, nos Estados Unidos, gerou polêmica na Igreja Católica. Em um comunicado, o porta-voz do Vaticano, padre Frederico Lombardi, declarou que os católicos não podem fazer suas confissões por meio do iPhone e a tecnologia não substitui a presença física quando se admite os pecados a um padre. Segundo os inventores, o programa não foi criado para substituir as confissões presenciais, mas ajuda os católicos no processo.
Acesse o link



Vendas de celulares crescem 31,8% no mundo

O mercado mundial de celulares e smartphones cresceu 31,8% e registrou 1,6 bilhão de unidades vendidas em 2010, de acordo com a consultoria Gartner. Somente as vendas de smartphones cresceram 72,1% no ano passado, representando 19% dos dispositivos móveis comercializados no período. O avanço dos smartphones movimentou o ranking de fabricantes levando a Apple e a Research In Motion para a quarta e a quinta posição, respectivamente. A Nokia manteve a liderança seguida por Samsung e LG.
Acesse o link

Apple inicia produção de novo iPad

A Apple começou a produzir uma nova versão de seu computador tablet equipada com uma câmera frontal e processador mais rápido, noticiou o jornal The Wall Street Journal, citando fontes próximas do assunto. O novo iPad será mais fino e leve que o primeiro modelo, terá pelo menos uma câmera na parte frontal para aplicações como videoconferência e mais memória, segundo o jornal. Desde o lançamento do iPad, a Apple vendeu 14,8 milhões de unidades do dispositivo.
Acesse o link

Saiba como tornar o Windows mais rápido

O sistema operacional Windows, da Microsoft, oferece uma série de recursos, mas alguns podem ser desnecessários e acabam prejudicando o desempenho do computador. Ao desativar programas, processos e serviços não utilizados, o usuário pode reduzir a carga sobre o sistema e ajudá-lo a realizar todo seu potencial. Individualmente, algumas das sugestões podem não produzir uma melhora visível no desempenho, mas seu efeito cumulativo promete acelerar significativamente o sistema.
Acesse o link

Daniela Louise Braun
Daniela Louise Braun é jornalista da área de tecnologia há dez anos e hoje é editora-assistente do jornal Valor Econômico online. Formada pela Fundação Cásper Líbero em 1995, foi vencedora do Prêmio Comunique-se 2009 na categoria "Melhor Jornalista de Tecnologia", atuou na empresa de mídia Now!Digital Business como editora-chefe online, editora executiva do site IDG Now! e repórter do jornal Computerworld. Em agosto de 2005 estreou no quadro diário CBN Tecnologia da Informação, no programa CBN Brasil, ancorado por Carlos Alberto Sardenberg.
Entre em contato pelo e-mail dbraun@gmail.com